O que preparar para o dia das crianças?

Data tradicional de comemoração também pode ser um excelente pretexto para as vendas

No último post falamos sobre alternativas para reajustar preços de produtos. Uma das coisas que mais comentamos foi a sugestão de realizar promoções e beneficiar clientes recorrentes. Agora com o dia das crianças (12 de outubro) se aproximando, temos uma excelente oportunidade de colocar essas ações em prática. Porém, para realizar uma campanha de sucesso é sempre importante saber o que os seus clientes esperam. Estamos aqui para ajudar com isso!

Uma pesquisa realizada em parceria entre a Social Miner e a Opinion Box mostrou alguns resultados interessantes sobre a expectativa do público para a data. Observações importantes com relação aos dados da pesquisa: 81% são das classes C, D e E somadas, 58% dos entrevistados estão entre 25 e 49 anos e 48% deles estão no Sudeste do país. Assim, essas informações nos dão uma ideia geral, mas é sempre importante conversar com o seu público e fazer enquetes em suas mídias para chegar em informações pertinentes para o seu negócio.

Vamos aos dados:

  • 62% dos entrevistados disseram que vão comemorar a data esse ano
  • 41% dos que disseram que não vão comemorar, não tem crianças próximas
  • 30% dos entrevistados preferem evitar encontros
  • 63% deixaram de comprar online durante a quarentena porque o valor cobrado na entrega não compensava
  • 36% do público feminino que não pretende comemorar a data mudaria de ideia se tivesse maiores facilidades na hora da compra
  • 40% dos que vão comemorar a data pretendem comprar um presente ou serviço de lazer, enquanto 36% vão encomendar ou preparar uma refeição em casa
  • 48% dos respondentes pretendem presentear sobrinhos
  • 49% das pessoas que pretendem comprar em lojas que já compraram antes tomam essa decisão com base em preço
  • 70% dos entrevistados pretendem parcelar a compra

Beleza, o que todos esses números querem dizer?

Bom, do nosso ponto de vista, essa informações dão alguns indicativos interessantes com relação a estratégias de vendas que podem ser adotadas. Primeiro ponto é: vale a pena investir em uma promoção para a data porque as famílias pretendem gastar dinheiro com ela. Quem não vai presentear os filhos, pretende mimar os sobrinhos. Ainda que a pandemia tenha reduzido o poder de compra (54% dos consumidores que não estão trabalhando formalmente não pretendem comemorar a data por uma questão de economia) ainda há uma parcela de consumidores interessada em bons preços e condições de pagamento.

Outro ponto importante é: realizar/encomendar refeições para a família é uma alternativa que será adotada. Assim, o setor de alimentação tem aí uma boa oportunidade. Combos e kits especiais para a família e para a data podem conquistar a freguesia. Esse também é outro reflexo da pandemia: ainda há uma parcela considerável de consumidores evitando encontros. Assim, as vendas online ainda tem um peso muito grande. Ainda mais com relação à entrega. Condições claras e com preço justo de entrega fazem grande diferença para os consumidores efetivarem uma compra. Lembra o que falamos sobre melhorar as condições de pagamento no post anterior? Pois é, a maior parte dos compradores pretendem realizar compras parceladas. Investir em alternativas de pagamentos é uma opção que não pode ser descartada.

Sugestão Yest: já pensou em fazer uma promoção na sua página do Instagram com um sorteio específico para a data? Esse tipo de estratégia ajuda (e muito!) a dar mais visibilidade para o seu negócio e a conquistar novos clientes.

Assim, a fórmula matadora é: bom atendimento + bons preços + condições de entrega. O público em geral busca facilidade de compra, preços e comodidade. Atacar esses três pilares pode fazer você ter excelentes vendas no período. Precisa de ajuda para melhorar seu atendimento? Clientes da Yest contam com ferramentas específicas para turbinar as vendas.

Mãos à obra!